Como tirei minha habilitação de moto

Pronto, passei no exame prático de moto, mas levou 1 ano desde que pisei na auto escola gostaria de compartilhar minha experiência com vocês.

Meu pai tinha um consorcio de uma mirage EFI com 15 prestações pagas, sem condições de pagar, passou pra mim por um precin camarada, e então fui a auto escola, paguei 350 dilmas pela habilitacao categoria A.

Informei que num passado remoto já tinha começado um processo mas não tive tempo de concluir pois fui contratado para trabalhar em 3 capitais ao mesmo tempo, e passei 1 ano vivendo 1 semana em cada capital.

A auto escola me tranquilizou, disseram que pegariam minha ficha na auto escola antiga e em no máximo 15 dias limpariam meu cadastro antigo do sistema do Detran.

15 dias depois, o dono da auto escola disse que era eu quem deveria pegar a ficha na auto escola antiga. No dia seguinte fui lá e entreguei a ficha na auto escola nova e me pediram mais 15 dias.

Mais 15 dias depois, o dono da auto escola disse que eu estava devendo a ficha, apontei pra ele a gaveta onde minha ficha estava, então ele falou que eu deveria cancelar o processo no detran, perguntei: “como ?”. Ele me pediu para voltar no dia seguinte.

No dia seguinte, ele falou que estava tudo ok, e marcou o pré cadastro. 10 dias depois, estava eu no detran de são paulo portando meus documentos, e após ficar em pé por quase uma hora numa fila (isso pq tinha hora agendada), uma gentil senhora recusou meu RG por estar com o plastiquinho descolado na pontinha do documento. Tive que pagar mais algumas Dilmas de taxa de re-agendamento, para 20 dias depois. Além de pagar por um novo RG.

Sem surpresas finalmente consegui provar pro detran que eu existo, e que sou eu mesmo :) E fui marcar o exame médico. Paguei 112 Dilmas, mas na hora de cadastrar meus dados o sistema do detran tinha meu processo de 2006 ativo… e o mais curioso, é que apesar de todos os dados estarem corretos, meu nome foi trocado por Katiana Araújo Reis, ou algo do tipo.

Voltei na auto escola, e me disseram que era um vírus no sistema do Detran, que eles tinham outros alunos com o mesmo problema. A auto escola só levou 4 meses para resolver o problema… nesse meio tempo, fui contemplado pelo consórcio :)

Era hora de fazer o CFC, o dono da auto escola me perguntou onde eu queria fazer, eu disse que em um lugar bom que tivesse aulas de sábado, me deu o telefone de uma na Vila Mariana que custava 120 Dilmas. Mas quem disse que eles tinham aulas de sábado ? Busquei na net e achei uma super famosa no bairro de pinheiros, com aulas aos sábados, custando 180… Foram longos 1 mês e meio, quase todos os sábados e domingos… só não foram mais longos pq o CFC fraudava o esquema das digitais mudando a hora do relógio do PC, e nos dispensando com 1h30 de aula teórica.

Quando fui na auto escola pra marcar o exame teórico, surpresa ! Tinha uma taxa de rematricula de 250 que eu deveria acertar, já que já estava a 6 meses matriculado… Expliquei o lance da Katiana, o dono da auto escola sumiu, e fiquei isolado por um monte de funcionários sem autonomia pra resolver os problemas.

Sem grana pra continuar tive que esperar 1 mês, até o salário cair, paguei a rematricula, e fiz o exame teórico… Yes! Acertei a placa da alfândega!!! Passei, sem novidades.

Chegou o grande momento, as aulas práticas no ibira, mas a atendente me avisou que o esquema funcionava da seguinte forma, eu tinha que botar a digital na auto escola, pegar um busão que levava 30 minutos até o parque, fazer minhas aulas e terminar 30 minutos antes pra colocar a digital novamente.

Ou seja, em 1 hora de aula eu passaria 1 hora no transito e 0 minutos na pista treinando…

Em uma aula de 2 horas passaria 1 hora no transito e 1 hora na pista. Conclusão, só valia a pena fazer aulas de 3 horas, já que teria 2 horas de aula na pista.

Lindo, mas pra auto escola era muito dificil marcar 3 aulas nos horarios que eu podiar faze-las… então levei meses pra cumprir todas as aulas obrigatórias.

Depois de agendar tudo me mandaram procurar o paulinho … e quem disse que ele tava lá ? Minha aula era as 8h00, cheguei lá as 8h30 e o paulinho chegou 9h30 pq teve um problema na sua loja de acessórios para motos. Ele me perguntou se eu já tinha andado de moto, se sabia andar de bike, me mostrou pra que servia os manetes e pedais e nunca mais vi paulinho …

Desse dia em diante, estava por conta, chegava na pista, alguém aleatório me dava uma moto e um capacete, e eu ficava no circuitinho.. quando faltava 30 minutos pra acabar a aula eles me avisavam pra pegar o busão.

Nunca ninguém me explicou nada, quando eu questionava falavam pra achar paulinho … por onde andava paulinho?

Terminei as aulas diurnas, e fui marcar as noturnas, que me disseram que seria num estacionamento na rua de baixo. Tcharam ! Não existiam as aulas…. quando questionei o dono da auto escola ele me disse que elas eram ministradas no parque do ibirapuera a noite… aham … A funcionaria me jogou a real, falou que era só botar a digital nos horários marcados e já era, e que eu poderia fazer essas aulas na pista durante o dia.

Enfim marquei meu exame, e olha quem eu encontrei ! paulinho ! Ele chegou me cobrando uma taxa de 20 reais, disse que a gente só tinha que se preocupar com 3 coisas, viseira, capacete amarrado e farol.

Na hora do exame, peguei uma moto super dificil de domar, ela se recusava a andar devagar e tinha uma embreagem bem sensivel, dei uns trancos no labirinto mas fui perfeito, não queimei linhas, não chutei cones, não deixei a moto morrer, nada disso, até na prancha mantive as rodas em cima da linha. E fui reprovado, na prancha… no dia não entendi.

Esperei passar o trauma e cair o salário do mês, todos os amigos, amigas e parentes me recomendaram pagar o quebra … na real sofri pressão pra pagar o quebra ehhehe. Fui na auto escola 15 dias depois do tempo mínimo estipulado para remarcação da prova, paguei 315 reais pela remarcação mais aulas extras, e fui avisado que em breve teria que pagar uma nova rematricula, outros 250 reais.

Estava tudo muito claro pra mim, eu era uma máquina de dinheiro pro detran e pra auto escola… ainda mais agora, faltando 15 dias pra rematricula e 45 dias do vencimento do exame médico. Fui lá e marquei o meu segundo último exame, não toparia pagar uma nova rematricula naquele lixo de auto escola.

Mentalizei o exame que falhei por semanas, tentando entender o que diabos tinha saído errado naquele exame ridiculo que nao tem que dar seta ou trocar de marcha… não vi nada. Como tinha marcado 3 aulas na vespera da prova, corri pra pista, e quando cheguei lá na verdade era um exame do Detran, e que a auto escola tinha marcado minha aula no horario errado…

Já que estava lá, fiquei perto dos alunos e instrutores de escolas sérias até que ouvi um deles dizer: “Na prancha voces devem acelerar, e nao devem jamais balancar o guidao isso pro examinador significa desequilibrio por mais que vc nao saia da linha”. Matou a charada, foi exatamente o que eu fiz no exame que bombei, fui devagar tentando ao maximo nao deixar a moto sair da linha. Com essa info ganhei meu dia, pratiquei como andar na prancha do jeito certo graças ao professor anonimo.

No dia seguinte, rolou exame, adivinha quem apareceu ? Paulinho ! Cobrou os 20 contos pelos 3 toques de sabedoria (viseira, farol etc…) me deixou treinar na pista antes da prova (da outra vez ele só cobrou, safado), me parabenizou pela prancha perfeita que me viu executar (mas que nao me ensinou a fazer) e sumiu novamente.

No exame deu tudo certo, peguei uma moto mais dócil, fiz o circuito e a prancha sem nenhum erro e fui aprovado, graças ao instrutor de uma outra auto escola. Fui um autodidata, não tive nenhum apoio da auto escola mesmo pagando uma fortuna pelas aulas e rematriculas.

Tá tudo errado, o Detran tá viajando, suas provas não condizem com a realidade do transito, as moto escolas se escoram na inabilidade do Detran se organizar e montaram um esquema onde um unico instrutor pega alunos de mais de 30 auto escolas diferentes e nao tem tempo de ensinar o minimo pra ninguem.
As auto escolas do grupo f*%sh, entregam aos alunos motos com problemas (já pequei uma que o freio falhou repentinamente), e capacetes sem condições de uso.

Pra quem tá começando a tirar carta de moto em SP, recomendo:

1 – compre seu próprio capacete
2 – se o paulinho for seu instrutor, grude nos intrutores de outras moto escolas sérias.
3 – evite aulas aos sábados, é muito cheio, vc leva 15 minutos na fila pra ficar 2 na pista.
4 – coma bem, durma bem, mentalize a pista e seus obstaculos antes das provas.
5 – prepare o bolso meu amigo.

Be Sociable, Share!

About liquuid

Work on It
This entry was posted in vida and tagged , , , , . Bookmark the permalink.