Acelerando o Entropy

Não é novidade pra ninguém, mas estou usando Sabayon em todas as minhas máquinas já faz um tempo :)  Pra quem não conhece, Sabayon é uma distro italiana derivada do gentoo, diferente do pai no sabayon os pacotes são entregues já compilados, mas o emerge tá lá presente para customizar e otimizar qualquer pacote, a distro vem pronta e com codecs, plugins e toda sorte de bibliotecas livres ou não, já vem com as baterias inclusas.

Por ser uma distro rolling release o Sabayon tem atualizações constantes, e assim como o Fedora os caras adotaram um esquema de deltas entre os pacotes, reduzindo o tamanho dos dados transmitidos durante os upgrades. Mas ainda assim tem vários pontos onde o gerenciamento de pacotes pode ser acelerado.

Usando os mirrors mais rápidos

Use o comando abaixo para ordenar os mirrors por ordem de velocidade:

equo repo mirrorsort sabayon-weekly

 Habilite o multifetch

O entropy esta preparado para fazer downloads paralelos, por padrão, ele faz 3 … mas se sua conexão é boa, pode aumentar pra 10 ou mais :)

Abra /etc/entropy/client.conf e altere:

multifetch = 10

Use deltas de pacotes

A cereja do bolo é a tecnologia de deltas, um delta é um diff entre dois arquivos binários, o sabayon oferece upgrades por delta de pacotes, oque reduz muito o tamanho dos updates, primeiro instale o bsdiff:

equo install bsdiff

E habilite packages-delta em /etc/entropy/client.conf:

packages-delta = enable

fonte

 

Be Sociable, Share!

About liquuid

Work on It
This entry was posted in linux, shell, sysadmin and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.