Sobre o projeto de lei 4330/2004 – Terceirização
Bom, lendo tudo que achei e me indicaram ( valeu Bertrand!) sobre o projeto das terceirizações cheguei a algumas conclusões, que podem ser precipitadas, obviamente:
Se você exerce uma função “operacional” na empresa em que trabalha, não participa da gerencia de pessoas, nem nas tomadas de decisão, caso essa lei seja aprovada, em 10 anos você vai estar trabalhando em uma empreiteira, ou vai ser um Freelancer, competindo com a empreiteira. Acho muito difícil um Freelancer competir em preço com uma empreiteira, então é muito provavel que você esteja mesmo trabalhando em uma empreiteira. Com contrato pré-definido, escopo e salário variável etc…
O lado bom, é que se sua empreiteira for honesta e não te roubar, além do que tá acordado no contrato, você sempre vai estar trabalhando em algum lugar, mesmo que ganhando menos, e sem muitas pretenções de subir na carreira. Se você é do operacional e quer subir na carreira vai ter que abrir sua própria empreiteira e explorar a mão de obra de quem não tem a mesma visão de empreiteiro.
Se você é um profissional de RH, parabéns, você vai ter trabalho a rodo.
Se você exerce um papel estratégico, vai continuar trabalhando na empresa que está, mas muito provavelmente assumindo responsabilidades como sócio dessa empresa.
Se essa lei passar, acabou o comodismo, por que cada vez mais ficar estagnado vai ser um risco e vai reduzir seu salário, todo mundo que quiser crescer ou pelo menos manter o patamar de seus salários vai ter que empreender, principalmente empreender a própria carreira… A terceirização em massa é a re-apropriação das pessoas de suas próprias carreiras… Quem não foi preparado pra isso vai ter dificuldades em se adaptar a esse novo mundo.
Enfim é isso, é aterrorizante mas tem muitas oportunidades pra quem estiver preparado pra elas. É o fim do emprego, mas não do trabalho.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150402_projeto_lei_terceirizacao_ms_lgb
Share this content: