Considerações sobre a limitação da internet
Sobre internet ser limitada tenho algumas considerações… Minha internet é de 35 megabit/s … Uso ilimitado pra mim é o direito de baixar com velocidade máxima durante o mês inteiro. Isso da por volta de 11 TB por mês, isso é muito mais do que eu uso de fato, então eu não estou “lesando” a operadora, ela me prometeu 11TB por mês no momento que me vendeu um plano de 35 megabits/s.
Como as operadoras sabem que 99% dos usuários do mesmo plano que o meu não usam nem 10% desses 11TB teóricos, da pra ela vender esse excedente para outros usuários, otimizando a infra, reduzindo o desperdicio. A quantidade de usuários que a operadora pode colocar na sua rede, deveria ser orientada com base em sua capacidade de operação, elas conseguem fazer isso, eles tem os dados. Mas na prática eles geralmente forçam a barra, colocando 4 vezes mais usuários do que a rede suporta, o serviço fica ruim.
A interferência do governo é quase sempre um desastre, dizem que a Dilma vai obrigar as operadoras a oferecer internet fixa ilimitada, mas ao fazer isso ela obriga a operadora a garantir os 11TB teóricos para quem tem planos de 35 mb/s. Mas pra garantir isso as operadoras vão ter que investir na infra de rede, e tudo isso para que ela fique ociosa. O que vai invariavelmente inflacionar os preços e manter a oferta e produtos de terceira linha, como planos de 1 e 2 mb.
É por isso que os especialistas do setor pensam que o limite é necessário, o limite mantém o mercado saudável, o problema que temos aqui é o tamanho desse limite. As operadoras brasileiras viram uma grande possibilidade de lucrar vendendo pacotes adicionais , então estão oferecendo planos limitados com limite pelo menos 10 vezes menor do que o ideal. É nesse momento de conflito de interesses que o governo deveria se meter, evitar os abusos. A forma que o governo vai interferir, vai validar o modelo abusivo ou não… se for como foi anunciado, obrigando as empresas a oferecer todo o tráfego possível dentro dos planos de velocidade, possivelmente vai ser feito um remendo la na frente desfazendo essa suposta bem feitoria… Esse é o problema de meter o bedelho só pra ser popular.
Share this content: