Carregando agora
×

Cryptorave 2016

Entre os dias 6 e 7 de maio de 2016, no Centro Cultural São Paulo durante 24 horas, a CryptoRave trará mais de 40 atividades sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede.

E eu estarei lá falando sobre criptografia de disco no linux usando as ferramentas presentes nas principais distros linux já na instalação. vou mostrar também como usar as ferramentas do ecryptfs-utils e gpg para criptografar arquivos e imagens de disco.

Vou dividir a oficina com o Alexandre Deckleva, hacker OpenBSD, eu falarei da parte do linux e ele das ferramentas disponíveis no BSD, segue a descrição da oficina:

Criptografia de disco com OpenBSD e Linux

14:40h – 15:40h
Dentre as várias abordagens sobre criptografia de disco em sistema operacionais, o OpenBSD desde a versão 5.4 até a atual 5.9, dispõe de um recurso em sua instalação de criptografar com chave simétrica mais alta entropia, toda o armazenamento de dados da área de sistema, o espaço do usuário e seu swap. Essa apresentação resume tecnicamente esse recurso e indica um procedimento de aplicação prática.
Uma abordagem prática do uso das ferramentas para criptografar partições, flash-disks e HDs externos, usando cryptoloop, LVM com LUKS. Truques para deletar os dados de forma segura de computadores e de Volumes de storage em serviços de cloud. Também vou abordar o uso de ferramentas para criptografar arquivos.

Alexandre Deckleva e Liquuid
Alexandre é psicologo (PUCSP) e SysAdmin em sistemas legados. Usuário, consultor e ativista do OPenBSD desde 2005
Liquuid é um entusiasta de sistemas operacionais Unix, especialmente o linux, sistema que estuda e trabalha a mais de uma década. Já criou algumas distribuiçõesfocadas em máquinas de baixo desempenho, tem experiência em projetar e administrar arquiteturas em ambientes cloud escalaveis para portais e sistemas com centenas de milhares de acessos diários. Marceneiro amador, fez o curso apenas para montar seu próprio Arcade. Motociclista hardcore, encara passeios de 1000 km sozinho, desde que seja feito em um único dia, como se fosse a coisa mais normal do mundo.

Confira a programação completa aqui

Se inscreva on-line, é de graça

Espero vocês lá !

 

PS: Segue a apresentação:

Share this content: